Avançar para o conteúdo principal

Módulo inicial – Diversidade na biosfera (Biologia 10ºano)

(in https://colegiovascodagama.pt/ciencias3c/decimo/unidade012.html)

0.1- A biosfera

    0.1.1.Diversidade

BIODIVERSIDADE

A vida apareceu na Terra há cerca de 3 500 anos. No inicio os seres eram simples e ao longo do tempo têm aparecido formas cada vez mais complexas. Houve uma grande evolução de seres unicelulares para multicelulares, de reprodução assexuada para sexuada, e hoje, todos coabitam originando uma grande diversidade.

Todos os seres  com as mesmas características que se reproduzem e deixam descendência fértil e semelhante aos progenitores, designam-se por ESPÉCIE.

Para facilidade de estudo o homem agrupou os seres vivos em reinos. A classificação mais atual divide os seres vivos em 3 grupos que subdividem em 6 reinos, no entanto a classificação de Whittaker, proposta em 1968 e atualizada em 1979, continua a ser válida e é a que se encontra na maioria dos manuais escolares.

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S030090840800223X

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO (Whittaker - 1079)

REINOSTIPO DE CÉLULAS *ORGANIZAÇÃO CELULARALIMENTAÇÃONÍVEL TRÓFICO (ECOSSISTEMAS)EXEMPLO DE SERES
MONERAprocarióticasunicelularesautotróficosprodutores e microconsumidores(decompositores)bactérias
PROTISTAeucarióticasuni e pluricelularesautotróficos e outros heterotróficosprodutores, micro e macroconsumidoresamibas e hidras
FUNGIeucarióticasuni e pluricelularesheterotróficosmicroconsmidorescogumelos e penicilina (bolores)
PLANTAEeucarióticaspluricelularesautotróficosprodutorespinheiro
ANIMALIAeucarióticaspluricelularesheterotróficosmacroconsumidoresporco

*Célula procariótica - Constitui os seres procariontes, célula sem núcleo organizado.

*Célula eucariótica - Constitui os seres eucariontes, célula com núcleo delimitado por membrana nuclear

 

 

Vê a diferença entre os diferentes tipos de células

frame incorporada de http://www.wiley.com/legacy/college/boyer/0470003790/animations/cell_structure/cell_structure.swf

 

A atual classificação:

 

Exercício-Reinos: http://www.netxplica.com/exercicios/bio11/classificacao.whittaker.htm

Vê a evolução da classificação dos seres vivos em reinos! http://www.simbiotica.org/reinos.htm

 

A diversidade biológica ou BIODIVERSIDADE é a diversidade de seres vivos existentes na Biosfera (camada superficial onde habitam todos os seres vivos na Terra incluindo as relações entre os diferentes subsistemas e os seres vivos),

A biodiversidade define-se em relação:

 - diversidade ecológica (diversidade de comunidades dentro de um ecossistemas);

-diversidade de espécies (diversidade de espécies em diferentes habitats);

e diversidade genética (diversidade genética entre populações).

 

Relembra os conceitos (ecossistema, comunidade biótica, população, habitat...): http://ciencias3c.cvg.com.pt/oitavo/biodiversidade.html

 

    0.1.2.Organização

A passagem de seres simples (multicelulares), para seres mais complexos (pluricelulares), fez-se acompanhar pela organização da matéria em unidades, assistindo-se a uma hierarquia das unidades mais simples para as mais complexas.

A hierarquia dos sistemas biológicos começa na unidade básica da vida a CÉLULA (que é composta por substâncias não vivas - átomos e moléculas).

Temos então a seguinte organização: CÉLULA, TECIDO, ÓRGÃO, SISTEMA, ORGANISMO, POPULAÇÃO, COMUNIDADE, ECOSSISTEMA E BIOSFERA.

Conceitos:

Célula - unidade básica da vida, composta por organitos celulares

Tecido- conjunto de células que trabalham coordenadamente para o mesmo fim

Órgão- Formado por tecidos que trabalham coordenadamente para o mesmo fim

Sistema- Conjunto de órgãos que trabalham coordenadamente para o mesmo fim

Organismo- É composto pelo conjunto de sistemas que trabalham coordenadamente para o manter vivo e que tem individualidade em relação ao meio externo.

População- Conjunto de seres da mesma espécie que habita num determinado local.

Comunidade- Conjunto de seres de espécies diferentes que habitam num mesmo local.

Ecossistema- Conjunto de relações que se estabelece entre os factores bióticos e abióticos de um determinado local.

        Factores bióticos- são as relações entre seres vivos da mesma espécie e seres vivos de espécies diferentes (populações e comunidades).

                Um exemplo desta relação é como os seres vivos obtém alimento (relação alimentar), formando-se cadeias e teias alimentares dentro do ecossistema.

             Numa cadeia alimentar os seres vivos desempenham uma das funções: ou são produtores, consumidores ou decompositores ( também designados por microconsumidores).

        Factores abióticos - são os factores relacionados com o meio ambiente: temperatura, humidade, tipo de solo e luminosidade.

Biosfera- Conjunto de todos os seres vivos que habitam a Terra e dos locais que habitam.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Maias - resumos por capítulos 11º ano

Olá a todos! A pedido de uma querida aluna, disponibilizo um resumo (alargado) capítulo a capítulo desta obra. Em breve disponibilizarei mais material de estudo relativo ao mesmo tema. Bom estudo! Beijinhos, Joana Primeiro Capítulo          Os Maias mudaram-se para uma casa em Lisboa no Outono de 1875. Esta casa era conhecida por todos como o Ramalhete.          Passaram-se alguns anos, e o Ramalhete encontrava-se desabitado. Em 1858 o senhor Buccarini decidiu ir visitar a casa com o objetivo de instalar lá a Nunciatura, contudo, a renda que foi pedida pelo procurador dos Maias, o senhor Vilaça, era demasiado alta e por isso Buccarini desistiu.          Por estas alturas, foi comprada outra casa dos Maias: a Tojeira. Poucas pessoas ainda se lembravam desta família, mas quem se lembrava sabia que esta família vivia na sua Quinta de Santa Olávia, nas margens do Douro.          Os Maias eram uma antiga família da Beira, nunca foram muito nume

Função linear

  A função linear é uma função do tipo f(x)=ax, sendo a um número diferente de zero. O número a chama-se também declive, ou inclinação da reta (mais à frente irei explicar como se pode calcular).       O gráfico da função linear é uma reta, que passa pela origem, ou seja, pelo ponto (0,0). As funções lineares serão crescentes quando ao aumentarmos o valor do x, o valor da função também aumenta. Por outro lado, serão decrescentes quando aumentado o x a função diminuirá. Para sabermos se uma função linear é crescente ou decrescente, basta identificar o sinal do declive. Se a for positivo, a função será crescente, se for negativo será decrescente.     Como calcular o declive? Para sabermos o declive basta pegarmos num ponto da reta. Por exemplo, no exemplo acima indicado, f(x)= 3/2x. Imagina que apenas tínhamos o gráfico e o ponto A ( 2, 3 ).   A equação para o declive é a= y / x   Então, pegando nas coordenada

Heterónimos e Ortónimo - Fernando Pessoa

Olá! Hoje trago um breve resumo com as ideias-chave sobre os Heterónimos! Alberto Caeiro 1885-1915, Lisboa Era o "Mestre" de todos (heterónimos e Fernando Pessoa) Natureza (vivia no campo) Vivia de sensações Vida simples Linguagem simples Ricardo Reis 1887-, Porto Era médico; Lúcido, intelectual, consciente; Oposição ao que é moderno; Tradicionalista; Linguagem clássica, vocabulário antigo. Álvaro de Campos 1890-, Tavira Engenheiro mecânico/naval Muito viajado Moderno Pessimista (gosta do moderno, mas tem medo) 3 fases: decadentista, progressista e pessimista. Fernando Pessoa (Ortónimo) 1888-1935, Lisboa Finge a dor Temáticas: Identidade Perdida Incapacidade de se definir Recusa da realidade Oposição entre o sentir e o pensar Solidão, tédio, angústia, cansaço (negativo) Dor de viver Superação da dor através das memórias de infância e dos heterónimos.