Avançar para o conteúdo principal

Módulo inicial – Diversidade na biosfera (Biologia 10ºano)

(in https://colegiovascodagama.pt/ciencias3c/decimo/unidade012.html)

0.1- A biosfera

    0.1.1.Diversidade

BIODIVERSIDADE

A vida apareceu na Terra há cerca de 3 500 anos. No inicio os seres eram simples e ao longo do tempo têm aparecido formas cada vez mais complexas. Houve uma grande evolução de seres unicelulares para multicelulares, de reprodução assexuada para sexuada, e hoje, todos coabitam originando uma grande diversidade.

Todos os seres  com as mesmas características que se reproduzem e deixam descendência fértil e semelhante aos progenitores, designam-se por ESPÉCIE.

Para facilidade de estudo o homem agrupou os seres vivos em reinos. A classificação mais atual divide os seres vivos em 3 grupos que subdividem em 6 reinos, no entanto a classificação de Whittaker, proposta em 1968 e atualizada em 1979, continua a ser válida e é a que se encontra na maioria dos manuais escolares.

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S030090840800223X

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO (Whittaker - 1079)

REINOSTIPO DE CÉLULAS *ORGANIZAÇÃO CELULARALIMENTAÇÃONÍVEL TRÓFICO (ECOSSISTEMAS)EXEMPLO DE SERES
MONERAprocarióticasunicelularesautotróficosprodutores e microconsumidores(decompositores)bactérias
PROTISTAeucarióticasuni e pluricelularesautotróficos e outros heterotróficosprodutores, micro e macroconsumidoresamibas e hidras
FUNGIeucarióticasuni e pluricelularesheterotróficosmicroconsmidorescogumelos e penicilina (bolores)
PLANTAEeucarióticaspluricelularesautotróficosprodutorespinheiro
ANIMALIAeucarióticaspluricelularesheterotróficosmacroconsumidoresporco

*Célula procariótica - Constitui os seres procariontes, célula sem núcleo organizado.

*Célula eucariótica - Constitui os seres eucariontes, célula com núcleo delimitado por membrana nuclear

 

 

Vê a diferença entre os diferentes tipos de células

frame incorporada de http://www.wiley.com/legacy/college/boyer/0470003790/animations/cell_structure/cell_structure.swf

 

A atual classificação:

 

Exercício-Reinos: http://www.netxplica.com/exercicios/bio11/classificacao.whittaker.htm

Vê a evolução da classificação dos seres vivos em reinos! http://www.simbiotica.org/reinos.htm

 

A diversidade biológica ou BIODIVERSIDADE é a diversidade de seres vivos existentes na Biosfera (camada superficial onde habitam todos os seres vivos na Terra incluindo as relações entre os diferentes subsistemas e os seres vivos),

A biodiversidade define-se em relação:

 - diversidade ecológica (diversidade de comunidades dentro de um ecossistemas);

-diversidade de espécies (diversidade de espécies em diferentes habitats);

e diversidade genética (diversidade genética entre populações).

 

Relembra os conceitos (ecossistema, comunidade biótica, população, habitat...): http://ciencias3c.cvg.com.pt/oitavo/biodiversidade.html

 

    0.1.2.Organização

A passagem de seres simples (multicelulares), para seres mais complexos (pluricelulares), fez-se acompanhar pela organização da matéria em unidades, assistindo-se a uma hierarquia das unidades mais simples para as mais complexas.

A hierarquia dos sistemas biológicos começa na unidade básica da vida a CÉLULA (que é composta por substâncias não vivas - átomos e moléculas).

Temos então a seguinte organização: CÉLULA, TECIDO, ÓRGÃO, SISTEMA, ORGANISMO, POPULAÇÃO, COMUNIDADE, ECOSSISTEMA E BIOSFERA.

Conceitos:

Célula - unidade básica da vida, composta por organitos celulares

Tecido- conjunto de células que trabalham coordenadamente para o mesmo fim

Órgão- Formado por tecidos que trabalham coordenadamente para o mesmo fim

Sistema- Conjunto de órgãos que trabalham coordenadamente para o mesmo fim

Organismo- É composto pelo conjunto de sistemas que trabalham coordenadamente para o manter vivo e que tem individualidade em relação ao meio externo.

População- Conjunto de seres da mesma espécie que habita num determinado local.

Comunidade- Conjunto de seres de espécies diferentes que habitam num mesmo local.

Ecossistema- Conjunto de relações que se estabelece entre os factores bióticos e abióticos de um determinado local.

        Factores bióticos- são as relações entre seres vivos da mesma espécie e seres vivos de espécies diferentes (populações e comunidades).

                Um exemplo desta relação é como os seres vivos obtém alimento (relação alimentar), formando-se cadeias e teias alimentares dentro do ecossistema.

             Numa cadeia alimentar os seres vivos desempenham uma das funções: ou são produtores, consumidores ou decompositores ( também designados por microconsumidores).

        Factores abióticos - são os factores relacionados com o meio ambiente: temperatura, humidade, tipo de solo e luminosidade.

Biosfera- Conjunto de todos os seres vivos que habitam a Terra e dos locais que habitam.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Maias - resumos por capítulos 11º ano

Olá a todos! A pedido de uma querida aluna, disponibilizo um resumo (alargado) capítulo a capítulo desta obra. Em breve disponibilizarei mais material de estudo relativo ao mesmo tema. Bom estudo! Beijinhos, Joana Primeiro Capítulo          Os Maias mudaram-se para uma casa em Lisboa no Outono de 1875. Esta casa era conhecida por todos como o Ramalhete.          Passaram-se alguns anos, e o Ramalhete encontrava-se desabitado. Em 1858 o senhor Buccarini decidiu ir visitar a casa com o objetivo de instalar lá a Nunciatura, contudo, a renda que foi pedida pelo procurador dos Maias, o senhor Vilaça, era demasiado alta e por isso Buccarini desistiu.          Por estas alturas, foi comprada outra casa dos Maias: a Tojeira. Poucas pessoas ainda se lembravam desta família, mas quem se lembrava sabia que esta família vivia na sua Q...

Heterónimos e Ortónimo - Fernando Pessoa

Olá! Hoje trago um breve resumo com as ideias-chave sobre os Heterónimos! Alberto Caeiro 1885-1915, Lisboa Era o "Mestre" de todos (heterónimos e Fernando Pessoa) Natureza (vivia no campo) Vivia de sensações Vida simples Linguagem simples Ricardo Reis 1887-, Porto Era médico; Lúcido, intelectual, consciente; Oposição ao que é moderno; Tradicionalista; Linguagem clássica, vocabulário antigo. Álvaro de Campos 1890-, Tavira Engenheiro mecânico/naval Muito viajado Moderno Pessimista (gosta do moderno, mas tem medo) 3 fases: decadentista, progressista e pessimista. Fernando Pessoa (Ortónimo) 1888-1935, Lisboa Finge a dor Temáticas: Identidade Perdida Incapacidade de se definir Recusa da realidade Oposição entre o sentir e o pensar Solidão, tédio, angústia, cansaço (negativo) Dor de viver Superação da dor através das memórias de infância e dos heterónimos.